SOD / SOP / SOE

SOD (Serviço de Orientação Disciplinar)

O SOD funciona sob a supervisão de uma Religiosa e conta com um coordenador da equipe de inspetores, além de aconselhamento de psicólogo escolar, que integra a equipe do SOE.

Constituem objetivos do SOD

Contribuir com a educação dos alunos, ajudando-os a perceber seus comportamentos inadequados, visando a sua integração equilibrada como pessoa bem relacionada consigo e com a comunidade, com direitos e deveres bem definidos.

Assegurar o cumprimento do regulamento com vistas a proporcionar um ambiente tranquilo, seguro, harmonioso e mais justo para todos.

SOPE (Serviço de Orientação Pedagógica)

O Serviço de Orientação Pedagógica é responsável pelo planejamento, pela coordenação, pelo acompanhamento e pela orientação do trabalho escolar, realizado nos seus diversos segmentos, visando a qualidade da relação ensino-aprendizagem.

O Serviço de Orientação Pedagógica é composto por Pedagogos, com habilitação em Supervisão Escolar, sob orientação de um de seus membros, todos devidamente habilitados nos termos da lei e nomeados pelo Diretor Pedagógico.

A Orientação Pedagógica se faz de forma permanente, através do contato direto com professores, coordenadores, pais e alunos. Oferece também oportunidades de reciclagem/Formação Continuada dirigidas ao corpo docente e trocas de experiências. Trabalha de forma integrada com o SOE, o SOR, o SOD e demais setores da escola.

SOE (Serviço de Orientação Educacional)

Serviço de Orientação Educacional é composto de Orientadores Educacionais e Psicólogo Escolar, de forma permanente, sob coordenação de um Orientador Educacional, todos devidamente habilitados nos termos da lei e contratados pelo Diretor Pedagógico.

Tem por finalidade a assistência ao educando, individualmente e/ou em grupo, no âmbito do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, preparando-o para o exercício das opções básicas da vida e da cidadania.

A Orientação Educacional é feita através de aconselhamento vital e vocacional, contatos frequentes, troca de experiências. Trabalha de maneira integrada com o SOP, SOR, SOD, coordenadoras de série, professores e famílias.

 

Curtir isso: