Memórias Marcelinas

Você fez parte da história do Colégio Santa Marcelina, nós queremos saber como fizemos parte da sua história! Separamos um espaço especial para quem já foi aluno do CSM.

Clique aqui para deixar o seu recado, contar aquela história inesquecível da época do colégio, e mandar um abraço para os amigos que estiveram com você.

Curtir isso:

Ranges Arbex

Ano que estudou no colégio:1945

Morei no colégio três anos e ali recebi ensinamentos preciosos e firme formação religiosa das queridas irmãs Marcelinas. São muitas, cito algumas: Irmã Cecília, Irmã Maria Pires, Irmã Imaculada, Irmã Iolanda, Irmã Laura, e todas as minhas colegas. Que Deus abençoe o colégio e as Irmãs.

Curtir isso:

Celina B. Fanha Mainardes

Ano que estudou no colégio:1993

Estudei no Colégio Santa Marcelina em Piraí do Sul-PR. Tenho muitas saudades da Irmã Ursula! Um grande Abraço!

Curtir isso:

Sabrina Maciel Gadelha

Ano que estudou no colégio:1988

Eu fui aluna do Santa Marcelina (Sabrina Maciel do Nascimento) dos 5 aos 7 anos de idade! Depois minha família se mudou de São Paulo e então saímos da escola. Não foi por muito tempo, mas foi o suficiente para deixar saudade para sempre! Hoje estou com 29 anos de idade, formada em Química, pela UNESP - Araraquara e com mestrado, também pela UNESP e hoje estou finalizando minha segunda graduação, Engenharia de Produção, fortalecendo os meus conhecimentos na minha área de trabalho, na Engenharia de Produção da EMBRAER - Gavião Peixoto. Hoje sou casada há 4 anos e estou grávida, esperando duas menininhas lindas. E com a gravidez, começam as preocupações de mãe, certo? Uma das principais certamente é com a educação das nossas filhinhas. E já começo a pesquisar e procurar escolinhas que ofereçam o melhor ensino e formação etc. Nós moramos em Araraquara-SP, então, infelizmente, não teremos a oportunidade de ter nossas pequenas no Colégio Santa Marcelina, mas na busca por escolas, resolvi dar uma olhadinha no site para matar um pouco a saudade daquela que foi certamente uma das escolas mais marcantes de toda a minha vida (nunca me esquecerei da Tia Rita, na pré-escola)! Abraços a todos que sempre nos trataram com carinho!

Curtir isso:

Carmen Portela

Ano que estudou no colégio:1987

Entrei no Santa Marcelina em 1987 e fiquei até 1993. Era aluna integral e me lembro muito da irmã Helena da professora Vera Lúcia, da chácara. Foi uma época maravilhosa.

Curtir isso:

Maria Isabel Fuziwara

Ano que estudou no colégio:1988

Minha temporada no Santa Marcelina foi curta, mas o suficiente pra guardar ótimas recordações daquele tempo. A todos os ex-alunos e alunos do Santa Marcelina um grande abraço e as Irmãs queridas um grande beijo!

Curtir isso:

Carlos Gustavo da Fonseca Velho

Ano que estudou no colégio:1987carlos

O ex-aluno, Carlos Gustavo da Fonseca Velho, hoje trabalha em Brasília, como Diplomata, na Secretaria do Planejamento Diplomático. Recentemente, em 20 de abril de 2012, recebeu o prêmio Rio Branco, Medalha de Prata, prêmio esse concedido aos dois primeiros colocados no curso de formação e mestrado em Diplomacia, do Instituto Rio Branco, turma 2012. Já se destacava desde a pré-escola, sendo promovido do C.A para a primeira série, quando apenas se iniciava o ano letivo. Sempre foi bom aluno, e quando terminou a 3ª série do Ensino Médio, em 2001, foi orador da turma, juntamente com outra formanda, Neyde Moura Sales Correia. Após concluir o Ensino Médio, prestou vestibular, cursando Direito na Universidade Mackenzie, pela manhã e, à noite, Relações Internacionais, na PUC. Em 2005 estudou em Buenos Aires, na Universidade El Salvador – Argentina, e em 2006, na Universidade de Coimbra – Portugal.

Curtir isso:

Fatima Regina Pereira Alves

Ano que estudou no colégio:1971

Minha tia, minhas primas, minha irmã e eu estudamos no Santa Marcelina. Ingressei desde 1965 onde fiz Pré na escola de cima na Cardoso de Almeida, depois fomos para o prédio maior - lá estudei de 1966 à 1972. Quantas lembranças formidáveis daquela época! Da chácara, da capela, das irmãs : Luizinha, Maria Helena, das minhas amigas, das aulas de artesanato, do bolachão no recreio, rsrsrs ah !!! que saudades ...
Naquela época o Santa Marcelina era somente para alunas, não era misto como hj em dia. Toda essa base no Santa Marcelina, foram fundamentais para minha vida, sou advogada, pos graduanda na USP - MBA em gestão estratégica. Além disso faço trabalho voluntário como Conciliadora e Mediadora do Tribunal de Justiça há 8 anos. Só tenho à agradecer, e com muito carinho, à todos que com amor, fizeram parte da minha história !

Curtir isso:

Zeline Carvalho Miranda

Ano que estudou no colégio:1986

Foi um ano longo por estar longe dos meus familiares e amigos de rio verde-go, mas valeu cada minuto, cada encontro na capela, cada passeio na praia de pirube. Sinto muita saudade das irmas, mas acredito que elas não tenham lembranças mas de mim, irma aidê, principalmente pelas minhas rebeldia. Eu gostaria muito ter contato de algumas das colegas e amigas que eram do internado. Do dormitório da irmã celeste. Sou enfermeira pós graduada em oncologia. Moro em unai-mg. Um abraço bem caloroso a todas irmas do colégio.

Curtir isso:

Maria Rita Martins Muniz Mendes Rosa

Ano que estudou no colégio:1964

Estudei no Colégio entre 1964/1971. Tirei o Curso de Medicina na Universidade de Coimbra. Sou Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar e Pós Graduada em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica Portuguesa. Aproveitei todos os ensinamentos que me deram durante o meu internato: académica, musical, trabalhos manuais (bordado e pintura em porcelana). Trouxe uma grande bagagem para a minha vida pessoal, familiar e profissional e agradeço a Deus esta oportunidade. Lembro me de todas vós e dos tempos vividos aí no Colégio, com grande alegria.

Curtir isso:

Maria do Carmo Giannini Balekjian

Ano que estudou no colégio:1965

Comecei no Santa em 1965 quando ainda existia o quinto ano primario. Fiz o ginasio e sai em 1969. Tenho boas recordações da escola e me lembro que esperava minha mae na esquina da Cardoso de Almeida junto com a Itapicuru, se não estou errada, junto com minhas colegas Any (que saudade da Anna Esmeria Pimentel Carneiro Maia) e da Maria Gemma se não me falha a memória seu sobrenome era Galgani...Se lerem o recado entrem em contato! Lembro das festas juninas e das aulas de frances da Irma Diva...Alias o frances que aprendi nessa escola me acompanha até hoje.Enfim, bons tempos

Curtir isso:

Maria Aparecida Pauletti Bernardo

Ano que estudou no colégio:1955

Cheguei no Colégio no jardim da infância!! As recordações que tenho dessa época são inesquecíveis! Como esquecer da irmã Silvana, irmã Elvirinha, Superiora Sophia...tempo bom...Primário, Ginásio e curso normal. Todos os ensinamentos recebidos me acompanham até hoje. obrigada por tudo.

Curtir isso:

Eunice Mota

Ano que estudou no colégio:1949

Às amigas inseparáveis, e inesquecíveis, M. Marcelina Teles da Silva, Mitzi Barcaistegem, Elisabeth J.Resende, Elce Diniz Resende, nossa lembrança mais querida, esperando alguma noticia.

Curtir isso:

Helen Carla Alambert Teixeira

Ano que estudou no colégio:1982

Meu nome é Helen Carla Alambert Teixeira, eu não me lembro direito qual foi o ano exato que entrei no Santa Marcelina acho que foi em 1982, mas sei que fiquei da primeira série até quinta série, da primeira série a quarta série fiquei no internato no dormitório da irmã Celeste, e depois fiquei na quinta série do antigo ginásio no semi- internato e acho que pelas mensagens que li abaixo dormi no mesmo quarto que a Zeline, mas não a lembro. Mas me lembro das minhas queridas amigas inseparaveis, Silvia Neves, Glaucia, Alessandra Borges Barbosa, o qual gostaria imensamente de ter o prazer de reve-las, mas perdi o contato com elas e outras. Me lembro das irmãs Helena, Aidê, Celeste, a irmã fofinha que na época ja estava velhinha e ja com certeza já deve estar ao lado de Deus! Muitas saudades que eu tenho do colégio e de todos que fizeram parte da minha vida. Penso até em voltar no colégio para levar minha única filha de 14 anos para conhecer. Tenho 39 anos, desisti da faculdade de Direito para ser uma simples Pedagoga, pois amo lecionar e também tenho licenciatura em História e hoje moro em São Vicente litoral de SP com minha única filha Suellen,pois sou viúva.Beijos e abraços a todas as irmãs do Colégio Santa Marcelina.Um dia eu volto no colégio que mais amei na minha vida estudar!

Curtir isso:

Maria de lourdes Ribeiro Gandra

Ano que estudou no colégio:1964

Olá! Marcelinas! Sim, estudei 14 anos nas Marcelinas. Perdizes. Gostava muito. Lembro ainda de muitas situações, momentos. Eu e minha irmã Beatriz - as gêmeas Gandra...e fomos anjinhos em várias Cerimônias de Primeira Comunhão. Eu vestia amarelo e asinhas com peninhas amarelinhas e Beatriz, túnica azul com as asas azuizinhas...cabelo comprido... Lembro das músicas, da Capela, do cheiro dos corredores, e dos corredores de baixo, perto do grande refeitório; Haviam as internas e quando tomavam banho, esses corredores tinham perfume de sabonete...nossa...que memória. As irmãs todas, Irmã Italvina, Maria, Áurea, Zélia, Diva, Celeste, Palmira, Superioras Laura, Maria, Fedele, Assumpção, Irmã Elvira, Rosela (querida, com seus olhos profundos mapeava a minha vocação religiosa)Helena, minha colega no Magistério...nossa...com certeza deixei algumas tantas queridas. Ah, Heleninha...Angela, Zenaide, (minha flauta transversal chama-se Zenaide, pois ela gostava de música) Cursei o 1º ano do Curso de Composição e Regência nas Marcelinas, mas antes cursei um pouco do antigo Conservatorio. Passei no Rio de Janeiro, Estrada do Açude 250, quando conheci a Superiora Fedeles...lembro ainda hoje das irmãs cantando na Capela e o som dos grilos...ah...irmã Maria...Cambuquira...a cor do piso vermelho...hoje com 54 anos de idade, guardo com muito respeito essa minha vida de marcelina. Ainda lembro o Hino...Oh Santa Marcelina, Oh Virgem Piedosa...a Chácara.. a passagem por baixo da rua...Bem, o que fiz de minha vida? Uma mudança radical mas continuo religiosa. Sou hoje, monja zen budista. tradição Soto shu do Japão. Minha mestra de ensinamentos é Monja Coen. Fui ordenada em 2008. Não fazer o mal, fazer o bem a todos os seres. Não diferente das orientações que recebi do Catecismo...e, no diálogo inter-religioso intersomos com tudo o que existe. Obrigada Marcelinas pela formação que tive, pela dedicação e energia correta. Feliz Páscoa. Passagem Transformação. Meu nome hoje é monja heishin (hei Paz shin Coração mente - Coração Mente de Paz) nome japones. Esse ano completo 30 anos como servidora pública e me dedico aos Direitos Humanos e ao Educação à Sustentabilidade Ambiental. Obrigada mais uma vez e saudades. Quem sabe um dia possamos nos ver e conversar um pouco. A todas irmãs e colegas da época, desejo que estejam bem. bjs, mãos em prece maria de lourdes ribeiro gandra - malu gandra...monja heishin

Curtir isso:

Paula Watanabe

Ano que estudou no colégio:1991

Não acreditei quando vi no site as fotos atuais do colégio. Apesar de estar muito diferente dos anos 90, quando cursei o colegial, alguns espaços vieram na minha memória e me emocionaram, como a capelinha, o mini auditório e a entrada do colégio. Havia uma passagem subterrânea escura para os alunos atravessarem para a quadra de esportes do outro lado da rua. E era engraçado porque os meninos assustavam as meninas e era a maior bagunça!!! Lembro-me das aulas de Filosofia com o Pe. Elmo e as aulas de Física no laboratório. Havia também o internato (não sei se ainda existe) e eu tinha uma amiga do Tocantins que morava no colégio. Vivi anos inesquecíveis e fiz amizades com as quais até hoje mantenho contato. Muitas saudades!!!

Curtir isso:

Deborah Santos Alves de Santana

Ano que estudou no colégio:1978

Sempre vasculho sobre este colégio que tantas recordações incrustou em mim para a vida toda. Boas recordações de uma infância saudável e feliz. Estudei de 1978 a 1980, recordo-me de muitas coisas que não daria para escrever tantas. Dos espaços, dos móveis, do elevador, da chácara, dos passeios: cinema, Playcenter, Cidade da Criança, Cambuquira, teatro, restaurantes. Lembro-me de Ir.Marcelina, Ir.Eleninha, Ir Aidê, Ir.Assumpção, Ir.Aparecida, Ir.Elvira. Nossa!!! Eu era muito danada, mas sempre recebia muito carinho e atenção.

Curtir isso: