Família Marcelina

familia-marcelinaDesde o início da sua fundação, a Congregação se estendeu em diversas partes do mundo, procurando transmitir a riqueza do seu espírito, do seu Carisma, aos colaboradores, aos jovens, às famílias e a todos os que o Senhor coloca em seu caminho.

Em particular, com um documento elaborado no XXII Capítulo Geral de 1992, sob a efusão do Espírito Santo e em fidelidade às orientações da Igreja, a Congregação estendeu aos leigos a participação em seu carisma e denominou-os Leigos Marcelinos. Estes são associados à sua missão apostólica e tem a sua primeira Regra aprovada no XXIII Capítulo de 1998. Apesar do grau diferente dos laços e do empenho, os Leigos Marcelinos formam, com as Irmãs Marcelinas, uma só família cujo centro é Jesus Cristo Mestre e Salvador.

O XXV Capítulo Geral, realizado em julho de 2010 em Milão, confirmou pelas palavras de nossa Madre Maria Angela Agostoni o compromisso da Missão da Família Marcelina, envolvendo de maneira particular, os Leigos, que assumem, juntamente com as Irmãs todo o processo Educativo, Religioso, Missionário e Pastoral.

A Missão do Leigo como Chamado Pessoal

O Leigo Marcelino é chamado por Cristo para sua missão de santificar-se na vida da Igreja e pelo coração da Igreja que é o próprio Cristo. Nesta missão, devemos tomar consciência do chamado de Cristo a cada um de nós, pela graça batismal, através de nossa consagração e pertença a Cristo.

O Estilo de Vida do Leigo Marcelino

Desta graça, que nos é dada por Deus, devemos fazer brotar de dentro de cada um, um estilo de vida caracteristicamente evangélico e apostólico. Por isso, todo Leigo Marcelino é convidado a Viver do anúncio, no anúncio e pelo anúncio.

"Por Cristo, com Cristo e em Cristo."

O Sustento da Caminhada Espiritual do Leigo Marcelino

Nosso estilo de vida deve brotar de nossa caminhada espiritual, do compromisso com a Fé e fundamentado no carisma Marcelino deixado pelo Beato Luigi Biraghi. "Não basta que sejamos bons, é preciso mais: sejamos SANTOS". Nesta perspectiva, reconheceremos a que fomos chamados e nos reconhecerão pelo estilo de vida ao qual estamos inseridos no mundo como estímulo à santificação pessoal e comunitária. Assim sendo, poderíamos adotar como nos pede a Igreja, um modelo de vida característico de uma comunidade missionária e apostólica.

A Missão Conjunta na Convicção de um Projeto

A Missão Marcelina, especificamente aquela à qual os Leigos são chamados, não pode ignorar, em primeiro plano, uma estrutura coerente e eficaz de um projeto que esteja "atento aos sinais dos tempos" (Biraghi). O Projeto evangelizador da Missão Marcelina, deve estar imbuído de todo o espírito e necessidade eclesial: educar! Educar para a vida, para o Amor, para Cristo e de maneira especial para a formação das famílias, células de amor e sustento de uma sociedade.

Receber Para Doar... Eis a Nossa Proposta

Diante dos desafios de nossos tempos, a Família Marcelina, convicta desses projetos de vida e missão, desenvolver a formação de membros, em níveis: religiosos, morais, éticos, sacramentais e de decisão, para que possam empregar esforços na evangelização de uma sociedade na qual estamos inseridos e nela somos chamados a sermos presença de Cristo. "Eis a grande vocação e missão do Leigo: santificar-se no meio do mundo".

Equipe de Coordenação Nacional dos Leigos Marcelinos

Ir. Giuseppina Raineri – Itaquera / giuseppina@santamarcelina.org
Ir. Maria Aparecida Somensari – Itaquera / mariasomenzari@santamarcelina.org
João Carlos Rodrigues Junior – Rio de Janeiro / joaoliturgia@hotmail.com
Rubens Rodrigues de Oliveira – Itaquera / rodriguespsico@ig.com.br
Benedito Adalberto Pinto – Botucatu / benehilda@uol.com.br
Antonieta - FASM / SP

"Façamos o caminho de alegria e de paz para todas
as pessoas que encontramos diariamente."

Madre Maria Ângela Agostoni