A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, impressa em folhetos e expostos para a venda, pendurados em cordas ou cordéis, o que dá origem ao nome.
Essa semana os alunos dos 4ºs anos iniciaram a leitura do livro “O menino de muitas caras”, de César Obeid e Jonas Ribeiro, que aborda o tema bullying, em forma de cordéis.
Conheceram a técnica do XAXAXA, usada em cordéis, nas estrofes de seis versos, chamadas sextilhas. Nessa técnica, a letra X representa versos livres, que não rimam e, a letra A, os versos que rimam entre si. Também aprenderam que as imagens apresentadas nos cordéis são chamadas de Xilogravuras, técnica de ilustração na qual se utiliza madeira como matriz, e se possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
Para dar continuidade ao trabalho, os alunos iniciaram o estudo da Sequência Didática e realizaram atividades no livro didático. Assistiram a vídeos e conhecerem diversos cordéis e suas características. Confiram as fotos!
Professora Sabrina