Fundamental 2º ao 5º ano

2º ano integral e o folclore brasileiro

25 de agosto de 2017

O folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras que passam de geração para geração, possibilitando integração e desenvolvimento social das crianças.
A preservação dessas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica.
Vejam algumas brincadeiras coletivas que realizamos com o 2º ano Integral.

Jogo da memória e o 5º ano integral

25 de agosto de 2017

O jogo da memória tem regras simples e objetiva a memorização das imagens de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio.
Pensando nisso, no laboratório de Informática, os alunos do 5ºano Integral foram desafiados a criar seu próprio jogo, usando o Power Point como ferramenta. Os usuários serão as crianças das séries iniciais (Pré e 1º ano).
 Assim, os alunos pensaram em temas simples e estimulantes para essa faixa etária, tais como cores, frutas, brinquedos e animais.
Confiram as fotos desse momento.

3° ano Integral e a tabuada

25 de agosto de 2017

Para intensificar os estudos da tabuada, os alunos do 3° ano Integral participaram de uma atividade muito divertida.
O objetivo da atividade era fazer com que o aluno, ao estourar a bexiga, acertasse o resultado da tabuada.
 Confiram as fotos!

4º ano e a sustentabilidade

25 de agosto de 2017

Nesta semana, os alunos dos 4ºs anos estudaram sobre sustentabilidade e formas de consumo consciente.
Durante as reflexões em classe, os alunos assistiram a diversos vídeos sobre os temas abordados e comentaram que, juntos, nós podemos cuidar de nosso planeta, preservando-o em sua totalidade.
Por fim, em grupos, as crianças produziram cartazes registrando atitudes positivas de mudança de atitude com relação ao meio ambiente e às pessoas.
Curtam as fotos!

4º ano do Integral na informática

25 de agosto de 2017

Neste trimestre, os alunos do 4º ano do Integral estão realizando, junto com a professora Melina, um projeto de informática: criação de um game de 7 erros, utilizando as ferramentas do Power Point. As crianças escolheram imagens disponíveis no Google e montaram cenários de acordo com o tema escolhido.
Vamos ver o 4º ano desenvolvendo essa atividade no Laboratório de Informática.

Contatos iniciais com o amigo dicionário

25 de agosto de 2017

Nesta semana, os alunos do 2ºB iniciaram os primeiros contatos com o dicionário.
O uso do dicionário em sala de aula amplia o vocabulário, melhora a interpretação da leitura e esclarece as dúvidas ortográficas.
Confiram alguns destes momentos!
Professora Kátia Regina de A. Salineiro

 

O bairro e o jogo do percurso

18 de agosto de 2017

Por meio de um jogo de percurso, os alunos dos 3ºs anos, conheceram parte do bairro de uma escola, os elementos que constituem a paisagem, as ruas, as avenidas, praças e também os quarteirões que formam o bairro.

O tabuleiro do jogo é a planta desse bairro, rico em detalhes e serviços que um bairro precisa ter para que seus moradores tenham uma vida de qualidade.

Após o jogo, os alunos avaliaram o local, pontuando os aspectos positivos e negativos, os serviços que são oferecidos à população, a área verde, as moradias existentes e o que falta nesse bairro e é necessário aos moradores.

Mapas Mentais

18 de agosto de 2017

IMG_20170817_110733330_HDR IMG_20170817_110751137_HDR IMG_20170817_110807264_HDR IMG_20170817_110823936_HDR IMG_20170817_110834412_HDR IMG_20170817_111034095 IMG_20170817_111039425 IMG_20170817_111103741_HDR IMG_20170817_111136020Os alunos do 4º ano estão estudando os seres vivos, suas características e as relações de interdependência. A questão que permeou os estudos da semana foi: “De que forma o ser humano interfere na interdependência das espécies existentes nos biomas? ”
Para enriquecer os estudos, os alunos vêm construindo, ao longo das aulas, um “Mapa Mental” a partir das discussões e de novos conceitos apreendidos.
Os “Mapas Mentais” são uma espécie de diagrama cujo objetivo é melhorar a gestão de informações e facilitar o aprendizado. Trata-se de uma ferramenta para ilustrar ideias e conceitos, dar-lhes forma e contexto, traçar os relacionamentos de causa, efeito entre outros.
Confira algumas fotos de alguns desses momentos de construção!

Master Chefs – alunos dos 2ºs anos - Rotação por estações

18 de agosto de 2017

Pense no lanche ou em um bolo que você mais gosta de comer quando está em casa. Como ele deve ser feito?
Como irei fazer? Preciso separar os ingredientes antes de começar a preparar? O que precisarei para preparar este delicioso bolo?
Receita é a resposta para todas as suas dúvidas!!!
Os alunos dos 2ºs anos realizaram nesse trimestre o trabalho sobre o gênero textual – receita. Então, eles embarcaram nesse universo recheado de sabores e, em sala, realizaram diversas atividades. E, por fim, deliciaram-se nestas descobertas num ambiente muito especial, elaborado especialmente finalizar essa atividade!
Nesta sala, passaram por estações e realizaram atividades sobre esse gênero:
1ª estação – Atividade em projetor interativo. (usando ferramentas já trabalhadas nas aulas de informática)
2ª estação – Atividade com Ipad – Cooking Tale. As crianças seguiam as instruções dadas pela Chef Audrey e executavam as sequências de ações clicando nos ingredientes corretos e preparando os pedidos.
3ª estação – Recorte e colagem para a construção de gráfico de ingredientes utilizados na receita do macarrão.
4ª estação – Produção escrita.
5ª estação – Degustação. Os alunos prepararam e experimentaram o Danoninho Caseiro.
            Nesta atividade, contamos com a parceria da equipe de informática da escola.
            Eles amaram!!!
            Confiram as fotos desse momento especial!!!
Professoras Priscilla – Camilla – Vera Nery

Bingo - alunos dos 5ºs anos

18 de agosto de 2017

Os alunos dos 5ºs anos aprenderam “Fração Equivalente” nas aulas de Matemática, trabalhando diferentes habilidades.
Para que a sistematização fosse mais significativa e prazerosa, os alunos, nessa semana, jogaram “Bingo” e tiveram a oportunidade de unir socialização, diversão e aprendizado na mesma atividade.
Foi muita diversão!!!

Confira as fotos dos alunos do 5º ano A.