Fundamental 2º ao 5º ano

5º ano Integral

23 de junho de 2017

Junho é o mês de alegria e brincadeiras. Bandeirolas e balões trazem o clima da festa junina.

Para as crianças do 5º ano Integral, a festa ainda não acabou. Os alunos estão confeccionando brincadeiras típicas de festa junina, boca do palhaço e tomba latas, para se divertirem com seus colegas em um animado arraial.

Os preparativos estão a todo vapor...

Confiram as fotos!

4º ano - Integral - Construindo Mandalas

23 de junho de 2017

A palavra Mandala tem o significado de círculo. Composta de formas geométricas concêntricas, representa a relação do homem com o universo. A Mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes e, durante muito tempo, foi usada como expressão artística.

Os alunos do 4º ano Integral participaram de uma oficina de artes com a professora Denise, desenvolvendo a técnica de desenhar uma Mandala.

Vamos ver como ficou o resultado!

Este slideshow necessita de JavaScript.

3º ano - Integral - Estouro de adivinhas!

23 de junho de 2017

A atividade lúdica propôs aos alunos do 3° ano Integral momentos de descobertas e aprendizado. O objetivo era fazer com que o aluno, ao estourar o balão e tentar adivinhar a resposta da quadrilha da adivinha, exercitasse o seu raciocínio lógico. 

Foi um estouro de aprendizado e diversão!

Confiram as fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

2º ano Integral - "Bandeirinhas Geométricas"

23 de junho de 2017

Os alunos do 2ºano Integral, após conhecer a história e apreciar algumas obras do artista plástico Alfredo Volpi, reproduziram,  individualmente, com dobradura e desenho, a releitura da obra “ Bandeirinhas Geométricas”.

Vejam as fotos a seguir!!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

5º ano - Ler é descobrir o mundo!

23 de junho de 2017

O trabalho com sequências didáticas sobre o gênero textual notícia, possibilitou aos 5º anos, por meio de diversas atividades, a descoberta da função social e maior apropriação desse gênero informativo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

4º ano C - Trabalhando com maquetes

23 de junho de 2017

Ser cidadão implica em fazer escolhas. Dependendo das nossas escolhas somos capazes ou não de vivermos juntos nesse mundo. E para vivermos juntos necessitamos de muitas coisas, uma delas é conhecer as regras que regem a nossa sociedade, respeitar o próximo, ajudar, ser solidário, promover a cidadania.

Como seria um município ideal? Que projetos temos para nosso futuro?
Os alunos dos 4ºs anos elaboraram a planta de um município, a “cidade dos sonhos”. E, após a elaboração da planta, montaram maquetes sintetizando suas ideias em construções que primam pela preservação ambiental e a vida embasada na cidadania. Usaram a geometria, as convenções cartográficas e os conhecimentos adquiridos sobre cidadania, meio ambiente e leis que regem nosso país.
Vejam os resultados nas fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

3º ano - Jogo do Percurso

23 de junho de 2017

 

Os alunos dos 3ºanos, utilizando um jogo de percurso,  puderam conhecer um novo bairro, circular por ele, identificar serviços e locais de lazer e ainda avaliar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Geografia.

Foi um rico momento de interação entre os colegas e uma ótima oportunidade para colocar em prática os novos conhecimentos!

Prof.ª Susana Gago

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

2º ano - Fiscalizando as dependências da escola

23 de junho de 2017

Durante a semana, os alunos assistiram à animação “Crutsana e os defensores da natureza” e refletiram sobre as consequências do aumento da produção de lixo e a importância das ações individuais para que as mudanças e transformações ocorram de fato.

Nas aulas de Geografia, os alunos do 2⁰ ano C, além de aprenderem e analisarem a importância do processo de reciclagem, também estudaram o conceito de dependência.

Assim, para colocar em prática os estudos de sala e com objetivo de mobilizar nossas crianças para a mudança de postura, os alunos exploraram diferentes dependências da nossa escola para analisar a organização, limpeza e conservação destes espaços.

Fiscalizaram, coletaram e registraram todas as informações e, por último, concluíram sobre a importância de se unirem e contribuírem para defender e cuidar de todas as dependências do lugar que pertence a todos os alunos: nossa escola!

Confiram as fotos e como aconteceu esse momento.

 

Professora Camila Tardelli Carneiro

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Calculadora e os 3ºs anos

9 de junho de 2017

Os alunos dos 3ºs anos realizaram um estudo sobre o uso da calculadora no cotidiano das pessoas.
Descobriram que antigamente, nos bancos e nas lojas, contas enormes eram feitas à mão, com lápis e papel.
Hoje, é comum o uso de computadores e calculadoras eletrônicas. Esses instrumentos são indispensáveis para quem trabalha no comércio, nos bancos e em muitas outras áreas. Sem eles, o mundo não poderia ser como é.
Após essa descoberta, manusearam a calculadora, observando e entendendo a função de cada tecla que há nesse instrumento. Em seguida, realizaram exercícios de cálculos e de sequências numéricas.
Os alunos ficaram encantados com a calculadora e perceberam que será um instrumento que usarão para a vida.
Confira as fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em ritmo de festa junina

9 de junho de 2017

No ritmo da nossa tradicional festa junina, os alunos do Integral, para enfeitar os nossos murais, fizeram desenhos retratando o cordel. Foram utilizados papéis, tintas e muita criatividade!
Estes desenhos são típicos da região nordeste brasileira e o Colégio Santa Marcelina os trouxe como tema para nossa tradicional festa, para abrilhantar, ainda mais, o mês de junho.
Confiram as fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.