Na semana passada, os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio receberam um boletim de desempenho individual do simulado ENEM de Ciências da Natureza, que realizaram na segunda-feira (06/02). Com o caderno de questões à mão e o boletim individual, debateram com os professores da área (Biologia, Física e Química) as questões em que tiveram menor índice de acerto.
Segundo a prof.ª Roberta (Biologia), cada aluno teve a oportunidade de testar seus conhecimentos, aplicar habilidades para desenvolver situações-problema, avaliar seu desempenho e comparar com o desempenho dos demais colegas. Ela acrescenta que avaliações deste tipo, quanto mais cedo aplicadas, permitem ao professor e aos alunos detectar as possíveis falhas e saná-las o quanto antes. “É essa ‘afinação’ constante do professor, em parceria com o aluno, que proporcionará o êxito.
“A autoavaliação do aluno é fundamental para sua percepção no processo de aprendizagem, principalmente para alunos que se encaminham para prestar exames de ingresso nas universidades”, afirma o coordenador pedagógico do 9º ano EF e Ensino Médio, Prof. Renato.
Para Bianca Alves, aluna da 3ª série do Ensino Médio, “o primeiro simulado de Ciências da natureza serviu para que encontrássemos as nossas dificuldades, e para direcionar os assuntos dentro das matérias em que mais temos problemas”.
O trabalho realizado com o simulado de Ciências da Natureza se repetirá com os simulados das demais áreas: Redação, Linguagens, Matemática e Ciências Humanas.
A cada trimestre, os alunos do Ensino Médio realizarão um simulado das áreas do conhecimento que compõem o ENEM. Essa dinâmica permitirá a cada um perceber sua evolução ao longo do ano letivo, orientando seus estudos e conferindo uma preparação mais consistente para esse exame de referência do Ensino Médio.