Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Santa Marcelina resultou de um processo de reflexão da comunidade educativa, contemplando a dimensão bio-psico-social e ético-religiosa, objetivando o desenvolvimento integral do educando. É uma proposta de inspiração cristocêntrica e mariana para viver o catolicismo no meio educacional. Concretiza-se através da oferta de uma sólida e qualificada formação intelectual, afetiva, moral e espiritual para crianças e jovens. Esse projeto educacional realiza-se em integração com a família, comprometido com o processo de aprendizagem e com as exigências da cultura, disposto a contribuir na criação de condições e meios que melhorem a qualidade da vida pessoal, familiar e social da comunidade educativa.

A Escola Marcelina assume como próprios os princípios de liberdade e os ideais de solidariedade humana da educação nacional, bem como suas finalidades: o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Esta escola oferece programas e serviços que possibilitem construir conceitos, procedimentos e atitudes que facilitem a formação de cidadãos conscientes, criativos e participativos. Enfim, formar homens e mulheres competentes capazes de responder às exigências do seu tempo, de respeitar a diversidade e de construir cultura, sem perder de vista o amor como valor fundamental de sua existência.

Avaliação

De acordo com o Regimento Escolar, já entregue nos documentos de matrícula, a avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental e Ensino Médio tem caráter formativo e configura-se como um processo global e cumulativo, constante e contínuo de acompanhamento do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Na avaliação de aprendizagem poderão ser utilizados instrumentos como: prova dissertativa ou de múltipla escolha, seminário, pesquisa, portfólio, entre outros.

A avaliação dos aspectos formativos fundamentar-se-á:

As intervenções/recuperações contínuas serão avaliadas (0 a 6,0) e incluídas nas atividades complementares, sempre que necessário.
As observações do professor quanto às tarefas de casa e classe, participação, comportamento e responsabilidade serão avaliadas por conceitos que fundamentarão a análise qualitativa feita pelo professor (Nível 1 – retrocedeu; Nível 2 – manteve e Nível 3 – evoluiu).

As notas da avaliação do rendimento escolar são:

A média do trimestre será aritmética, resultante da seguinte composição (artigo 81 § 1º do Regimento Escolar):

\frac{(Avaliacao1 + Avaliacao2 + Avaliacao 3)}{3}

Provas Substitutivas:
Conforme legislação vigente, quando do impedimento legal do aluno em participar das avaliações oficiais (Avaliação 1, Avaliação 2, Provão ou Prova Temática), o mesmo deverá apresentar atestado médico ou justificativa por escrito e pagamento da taxa na tesouraria, no prazo de até 24 horas antes da data marcada para as provas substitutivas, para que tenha direito à reposição das mesmas por meio de atividade com o mesmo grau de dificuldade, e de acordo com o tema desenvolvido. Caso o aluno não as realize, permanecerá com nota zero nos instrumentos de avaliação perdidos.

As atividades complementares decididas pelas disciplinas serão repostas de acordo com a disponibilidade do professor, em sala de aula.

Processos de Recuperação: Contínua e Final
(Artigo 85 – Regimento Escolar) – Por recuperação, entende-se o conjunto de atividades didáticas e processos de trabalho, nos quais o aproveitamento do aluno se manifeste insatisfatório.

Intervenção/Recuperação Contínua:
Acontecerá no período regular das aulas, após cada um dos instrumentos de avaliação (1 e 2) aplicados, desde que se obtenha um resultado insatisfatório.

Obs.: O aluno poderá ser convocado para realizar apenas a prova de intervenção/recuperação no período inverso da aula.

Recuperação Final:
I. Após a divulgação dos resultados dos trimestres, será oferecida ao aluno que não logrou frequência ou aproveitamento satisfatório em no MÁXIMO quatro (4) disciplinas para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e MÁXIMO de cinco (5) disciplinas para o Ensino Médio.

II. Caso o aluno tenha um maior número de disciplinas, estará REPROVADO, sem direito à recuperação final.

Artigo 87 – Para o período de recuperação final será elaborado um projeto com o conteúdo anual essencial para a série seguinte e, aplicar-se-á uma prova com dia e horário previamente marcados.

Parágrafo único – O aproveitamento da recuperação final será caracterizado por nota igual ou superior a 5,0 (cinco).

Artigo 88 – O aluno que, após ser submetido à recuperação final, não apresentar melhoria de aproveitamento, será considerado REPROVADO.

Artigo 89 – Os estudos de recuperação serão ministrados pelos professores da turma ou outros, indicados pela Coordenação Pedagógica e/ou Direção.

Artigo 90 – O resultado da recuperação final será registrado em ata própria e comunicado aos alunos, pais ou responsáveis.

O Colégio Santa Marcelina estabelece claramente os objetivos de toda sua ação educativa, bem como sua maneira específica de realizá-la. Nossa missão hoje é expressa por "Educar pela transversalidade do conhecimento", com o objetivo de formar o "Homem em sua totalidade, a partir do equilíbrio entre o pensar, o sentir e o agir, objetivando a transformação social".

Coordenação Pedagógica e Direção

Disciplinas

Educação Infantil

Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano

Obs: no 9º. ano, as Ciências se compõem das disciplinas Física, Química e Biologia.

Ensino Médio

O trabalho na Informática perpassa todas as disciplinas através de projetos pedagógicos.

Curtir isso: